3 de Setembro de 2016

Discurso do Venerável Mestre Pedro Rosso, da Loja Maçônica Fidelidade Mineira, no Rotary Club - Distrito Industrial, por ocasião da homenagem prestada em 26/08/2016, por aquela instituição, pela passagem do dia do Maçom.

 

 

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ANTONIO CELSO DE CASTRO GONÇALVES. PRESIDENTE DO ROTARY CLUB DISTRITO INDUSTRIAL-JUIZ DE FORA AUTORIDADES PRESENTES, SENHORAS E SENHORES

UMA BOA TARDE A TODOS, EM NOME DOS OBREIROS DA LOJA MAÇÓNICA FIDELIDADE MINEIRA, E EM MEU PRÓPRIO, COMO PRESIDENTE DAQUELA INSTITUIÇÃO.

COMEMORAMOS NO ÚLTIMO DIA 20 PRÓXIMO PASSADO, O DIA DO MAÇOM. INSTITUÍDO QUE FOI, MOTIVADO PELO INFLAMADO E VEEMENTE DISCURSO PROFERIDO POR JOAQUIM GONÇALVES LEDO, NA SESSÃO HISTÓRICA ENTRE AS LOJAS MAÇÓNICAS "COMÉRCIO E ARTES" E "UNIÃO E TRANQUILIDADE", OCASIÃO EM QUE CONCLAMOU O PRÍNCIPE REGENTE, O TAMBÉM MAÇOM D. PEDRO I, A DECIDIR A IMEDIATA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. A PROPOSIÇÃO FOI APROVADA POR TODOS OS PRESENTES ÀQUELA REUNIÃO. TERIA SIDO ESTE IMPULSO DA ORDEM MAÇÓNICA, A MOTIVAÇÃO DO PRÍNCIPE REGENTE DOM PEDRO I EM PROCLAMAR A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NO DIA 7 DE SETEMBRO DE 1822. A SEU LADO, OUTROS MAÇONS ILUSTRES, COMO JOSÉ CLEMENTE PEREIRA, PADRE JANUÁRIO DA CUNHA BARBOSA, JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA, E O PRÓPRIO PRÍNCIPE, DECIDIRAM A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

 

E O QUE É A MAÇONARIA?

É UMA SOCIEDADE DISCRETA, ONDE SUAS AÇÕES SÃO RESERVADAS E DE INTERESSE APENAS ÀQUELES QUE DELA PARTICIPAM. A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE UNIVERSAL, CUJOS MEMBROS CULTIVAM O ACLASSISMO, HUMANIDADE, OS PRINCÍPIOS DA UBERDADE, DEMOCRACIA, IGUALDADE, FRATERNIDADE E APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL. A MAÇONARIA ADMITE QUE TODO HOMEM É LIVRE E POSSUI BONS COSTUMES, NÃO FAZENDO DISTINÇÃO DE RAÇA, RELIGIÃO, IDEÁRIO POLÍTICO OU POSIÇÃO SOCIAL, EXIGE UNICAMENTE DO CANDIDATO ESPÍRITO FILANTRÓPICO E DE BUSCAR SEMPRE A PERFEIÇÃO, ALÉM DE MORAL ILIBADA. TEM SUAS ORIGENS NAS CORPORAÇÕES DE PEDREIROS LIVRES, CONSTRUTORES DE CATEDRAIS, PALÁCIOS E OUTRAS CONSTRUÇÕES NA EUROPA. A PARTIR DE 1717 A MAÇONARIA SE TRANSFORMOU EM UM RECEPTÁCULO DA FILOSOFIA DAS LUZES, E DEPRESSA SE ESTENDEU A TODO CONTINENTE EUROPEU. MESMO COMBATIDA PELA IGREIJA, ATRAVÉS DE BULAS PAPAIS, ESPALHOU-SE A TODOS OS CONTINENTES TOMANDO O MUNDO.

ASSIM A PROMISSORA CIDADE DE JUIZ DE FORA, AINDA EM SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, VEIO CONHECER ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÓNICA "FIDELIDADE MINEIRA" BENEFÍCIOS IMPULSADOS POR SEUS MEMBROS, QUE BUSCAVAM, E O FAZEM AINDA HOJE, O BEM ESTAR DA HUMANIDADE. SEU FUNDADOR CRISTÓVÃO RODRIGUES DE ANDRADE, ALÉM DE OUTROS A QUEM REVERENCIAMOS SUAS MEMÓRIAS AJUDARAM A ESCREVER A HISTÓRIA DE JUIZ DE FORA, A PARTIR DO DIA 12 DE MARÇO DE 1870. CRISTÓVÃO RODRIGUES DE ANDRADE, PRIMEIRO PRESIDENTE DA LOJA, FOI TAMBÉM PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, E EXERCEU O CARGO DE AGENTE EXECUTIVO, EQUIVALENTE HOJE AO PREFEITO MUNICIPAL A ESTE INSIGNE MAÇOM ATRIBUÍMOS FATOS MUITO IMPORTANTES EM SEU CURRÍCULUM : A AQUISIÇÃO DAS CARTAS DE ALFORRIA DE DUAS JOVENS ESCRAVAS NEGRAS, NA NOITE DO DIA PRIMEIRO DE JUNHO DE 1873 EM SESSÃO

 

PÚBLICA, SÃO ADMITIDAS NO TEMPLO E DAÍ SAÍRAM EM LIBERDADE HONORATA DE 14 ANOS, E TEREZA DE 18 ANOS, FATOS ESTES OCORRIDOS 15 ANOS ANTES DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. A ESTA SESSÃO PRESIDIDA PELO GRÃO MESTRE JOAQUIM SALDANHA MARINHO, ESTIVERAM TAMBÉM PRESENTES QUINTINO BOCAYUVA, INSPETOR GERAL FRANCISCO ANTUNES DA SILVA GUIMARÃES E NUNO TELMO DA SILVA E MELO. A CIDADE AINDA VERIA OUTRAS GRANDES REALIZAÇÕES PROMOVIDAS POR MEMBROS DO QUADRO, DESTACANDO-SE A DISPONIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A SEUS HABITANTES, ORIUNDA DA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA MARMELOS ZERO, PELO INDUSTRIAL E MAÇOM BERNARDO MASCARENHAS. NA NOITE DE 5 DE SETEMBRO DE 1889 O PRÉDIO DA LOJA MAÇÓNICA FIDELIDADE MINEIRA, PASSA ASER ILUMINADO COM LÂMPADAS ELÉTRICAS COM ENERGIA ORIUNDA DESTA USINA, TORNANDO-SE A PRIMEIRA EDIFICAÇÃO A RECEBER ESTE TIPO DE SERVIÇO, A PARTIR DE USINA HIDRELÉTRICA NA AMÉRICA DO SUL. O MOTIVO DE TAL ACONTECIMENTO, DEVE SE A FATO DA NECESSIDADE DA DESMISTIFICAÇÃO DA IDEIA ENRAIZADA NA SOCIEDADE, DE QUE A UTILIZAÇÃO DE ELETRICIDADE ERA EXTREMAMENTE PERIGOSA AOS USUÁRIOS. ASSIM INICIA-SE UMA ERA DE PROGRESSO, MOTIVO PELO QUAL A CiDADE PASSA A TER O MAIOR PARQUE INDUSTRIAL DO ESTADO. NÃO SÓ ESTAS REALIZAÇÕES SEU QUADRO DE OBREIROS PRESTOU À SOCIEDADE LOCAL, FATO A DESTACAR OCORRIDO DURANTE A ENCHENTE DE 1940, QUANDO ASSOLADAS PELA CATÁSTROFE, MERETRIZES DA PARTE BAIXA DA RUA FLORIANO PEIXOTO, DESASSISTIDAS PELAS AÇÕES DE ENTIDADES QUE PRESTAVAM SOCORRO, FORAM AMPARADAS E ASSISTIDAS POR MEMBROS DA LOJA MAÇÓNICA FIDELIDADE MINEIRA, JUNTAMENTE COM MEMBROS DO INSTITUTO GRAMBERY.

ANTECIPANDO-SE TAMBÉM A INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS, A LOJA MAÇÓNICA FIDELIDADE MINEIRA, CRIOU E MANTEVE UMA ESCOLA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, DENOMINADA "LAURO SODRÉ", EM LOCAL CONTÍGUO À SUA SEDE, PROPORCIONANDO AOS MENOS FAVORECIDOS; OPERÁRIOS; TRABALHADORES BRAÇAIS E RURAIS A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL, EXTINGUINDO-SE QUANDO DA CRIAÇÃO DO MOBRAL- MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. EXERCITOU-SE ASSIM O LEMA: TRABALHO PARA PROMOVER O BEM ESTAR DA HUMANIDADE.

QUERO POR ÚLTIMO DEIXAR OS MEUS AGRADECIMENTOS DO QUADRO DE OBREIROS DA CENTENÁRIA LOJA MAÇÔNICA FIDELIDADE MINEIRA, A QUAL PRESIDO ATUALMENTE, AOS MEMBROS DO ROTARY CLUB DISTRITO INDUSTRIAL, A SEU PRESIDENTE SENHOR ANTONIO CELSO DE CASTRO GONÇALVES, PELA HOMENAGEM QUE ORA PRESTAM À MAIS ANTIGA LOJA MAÇÔNICA EM ATIVIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ENALTECENDO ENTRETANTO O BRILHANTE TRABALHO SOCIAL PRESTADO À SOCIEDADE POR ESTE CLUBE DE SERVIÇOS. SAUDAÇÕES A TODOS.

 

JUIZ DE FORA, 26 DE AGOSTO DE 2016

PEDRO ROSSO

VENERÁVEL MESTRE.

← Voltar para notícias