22 de Agosto de 2016

Discurso do Sereníssimo Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais, Vanderlei Geraldo de Assis na Homenagem ao Dia do Maçom na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

 

Exmo Sr. Presidente  da mesa diretora Deputado Adalclever Lopes

Exmo Sr. Deputado Fabiano Tolentino Autor do Decreto

Sereníssimo Grão Mestre das Grandes Lojas Ir. Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas

Eminente Grão Mestre do GOB-MG Irmão Eduardo Teixeira Rezende

Exmo Srs Deputados, Convidados, prezadas cunhadas, meus queridos irmãos.

 

20 de agosto dia muito  especial para nós maçons e em nome do GOMG agradeço as homenagens prestadas.

Minas Gerais foi berço fundamental da constituição desta grande Pátria chamada Brasil.

Terra de Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira e da Maçonaria Mineira, talvez  para alguns, tenha sido ele um “inexpressível Alferes” da Capitania dos Dragões de Minas Gerais, ou um extrator de dentes, mas para nós que alicerçamos nossa história em documentos e fatos reais, sabemos de sua grandeza e importância para a então Colônia de Portugal.

Mas não só da espada Minas Gerais se vangloria, pois filhos desta amada terra como João Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade nos brindaram com seus belos contos e poesias, e tantos outros que nos fizeram e fazem nos orgulhar de ser Mineiro.

Povo ordeiro, gentil, trabalhador e fraterno destas Gerais nos mais longínquos logradouros auguram por momentos melhores e mais promissores.

A Nação Brasileira passa por momentos difíceis e dúbios, a corrupção se alastrando em todos os níveis dos Poderes Constituídos, fatos estes o qual não podemos fechar nossos olhos e ouvidos.

Não devemos omitir também o caos que se encontra a educação e a saúde, onde crianças enfrentam seus mestres e moribundos morrem nas filas dos hospitais a espera de um atendimento digno com recursos médicos necessários e merecidos por todos.

É imensamente penoso para nós Maçons assistir a degradação do gênero humano, tamanha é a força que corre no sentido contrário, desprezando nossos sentimentos de uma sociedade que visa o aperfeiçoamento desse mesmo ser.

A Maçonaria sempre esteve presente em todas as grandes causas e projetos que buscam o crescimento e o progresso de nossa Pátria.

Exemplo desta participação podemos dar com muita alegria de minha Loja Maçônica Fidelidade Mineira da cidade de Juiz de Fora, 146 anos de trabalhos ininterruptos no mesmo endereço, foi o primeiro prédio a receber luz elétrica da primeira Usina Hidrelétrica da América Latina. Libertou escravos naquela região 15 anos antes da abolição.

É a Maçonaria, sempre atenta as causas e a necessidade de defender os menos favorecidos está pronta para contribuir com os Poderes Constituídos formando um bloco único que ponha fim ou ao menos possa diminuir o sofrimento do povo brasileiro.

Com mais gente no mundo e com a tecnologia de informação e comunicação mais poderosa e mais barata todos tomando decisão o tempo todo numa velocidade absurda o mundo começou a ficar dinâmico, rápido e transparente.

Neste contexto está o GOMG, Potencia Maçônica que mais cresceu no Brasil nos últimos dois anos, agregando valores e, sobretudo arregimentando homens que possam contribuir para o engrandecimento de nossa Pátria.

Conectada, autônoma interdependente aprendendo a evoluir o tempo todo e por isso precisa da participação de cada um e de todos ao mesmo tempo.

A boa gestão de interdependência garante a boa saúde da instituição, o que não podemos é confundir autonomia com independência, autonomia significa que você tem consciência que faz parte de um todo maior, independência quando você não se reconhece como parte do todo.

E é assim que a Maçonaria Mineira está trabalhando com autonomia, unida e coesa, cumprindo fielmente seu papel perante a sociedade e a comunidade mineira de servir buscando sempre a justa medida para aquilatar e garantir a Liberdade, Igualdade e Fraternidade para todos sem exceções.  

Permita que o sonho amadureça, que a centelha da sabedoria toque seu coração, plante a semente e acompanhe seu crescimento, e sinta como ela vagarosamente vai se tornar robusta, produzir frutos e ainda dar-lhe sombra para um merecido descanso.

Que a razão de nossa luta, seja unicamente voltada a grandeza de nossa grande pátria, e nossos sonhos concretizados no amor do G\A\D\U\.

Belo Horizonte, 18 de Agosto 2016

                                 Vanderlei Geraldo de Assis

                              Grão-Mestre Adjunto do GOMG

Obs: Discurso realizado no dia 18/08/16 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em homenagem ao dia do Maçom pelo irmão Vanderlei Geraldo de Assis membro ativo da Loja Maçônica Fidelidade Mineira, Oriente de Juiz de Fora e atual Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais.

← Voltar para notícias