Grande Loja Unida da Inglaterra Faz Considerações Sobre o Uso das Mídias Sociais por Maçons

27 de Maio de 2017

A Grande Loja Unida da Inglaterra publicou regras para os maçons que são filiados a mesma sobre como se portar nas mídias sociais. Conforme prometido aos leitores do Maçonaria Tupiniquim, segue as imagens do ofício original e embaixo livre tradução feita pelo Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues (www.oprumodehiram.com.br) e depois conclusões.

Política de mídias sociais

Plataformas de mídias sociais se tornaram canais cada vez mais populares para comunicação no século XXI. Eles fornecem maneiras de compartilhar o conteúdo com uma visibilidade ampla, e como tal, são excelentes ferramentas para compartilhar informações sobre atividades da maçonaria e dos maçons. Contudo, como acontece com qualquer ferramenta poderosa, mídias sociais precisam ser usadas com cautela, pois o uso incorreto pode ter um impacto negativo sobre a imagem pública da Maçonaria, e, portanto, sobre a Maçonaria em si. Esta deve ser uma questão de bom senso. Esta política foi escrita para aconselhar os maçons sobre como usar a mídia social dentro do compasso do decoro.

1.       Embaixador Digital

É importante comentar que toda a interação que o maçom tem em uma mídia social pode ser visível para qualquer pessoa no mundo: enquanto é possível limitar a visibilidade de um posts, não é possível controlar como os outros vão reagir a elas. Um post privado pode ser facilmente compartilhado e divulgado publicamente por qualquer pessoa que tenha acesso a ela. Mesmo que um post original seja excluído ou editado, alguém já poderia ter compartilhado na sua forma original. No que diz respeito às mídias sociais é preocupante, tudo o que se faz ou diz é gravado de forma permanente, e não há um post realmente privado.

Atuar como um embaixador para a Maçonaria Online é parte do dever de um maçom, e está dentro do âmbito do artigo 179 do Livro de Constituições que afirma que um maçom "... tem o dever de não se envolver em atividades que podem trazer descrédito a Maçonaria". Regras (civis e maçônicas) e expectativas que se aplicam a sua conduta diária aplicam-se igualmente dentro da esfera digital, pois comentários podem ser citados fora de contexto e usados como representatividade da visão da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Abaixo está uma lista de comportamentos e tópicos para se evitar ao postar em mídias sociais. Estes se aplicam para contas pessoais, bem como a contas que maçons individuais podem gerenciar em nome de uma loja, delegacia, secretaria ou outra entidade maçônica. Eles se aplicam a qualquer maçom que é identificável como um maçom on-line, se ele está postando em canais maçônicos ou não. Esta lista não é exaustiva, mas destina-se a atuar como um guia introdutório aos tópicos ou comportamentos que não são adequados para postar a qualquer público em mídia social.

Ao postar em plataformas de mídia social, um maçom não deve:

(A)   Produzir, link para, ou se referindo a qualquer conteúdo que seja ilegal, difamatório ou que ofendam outros.

(B)   Causar ou contribuir quaisquer argumentos hostis ou improdutivos, ou exercer qualquer desrespeito pessoal ou brigas (ou seja, o debate de boa índole é bom, mas deve-se estar preparado para abandona-lo, se deixar de ser simpático).

(C)   Discutir ou aludir a qualquer um dos sinais maçônicos, símbolos ou palavras.

(D)   Falar em nome de qualquer órgão maçônico (por exemplo, uma Loja, Secretaria, Delegacia ou uma instituição de caridade ou a potência) em cujo nome ele não está expressamente autorizado a falar.

(E)    Identificar qualquer outra pessoa como um maçom sem o seu consentimento expresso.

(F)    Se referir a qualquer informação pessoal sobre qualquer maçom sem o seu consentimento expresso (Como endereço, número de telefone, ou qualquer outra coisa coberta pela Proteção de Dados Act 1998; ver: http://www.legislation.gov.uk/ukpga/1998/29/contents).

(G)  Tentar usar canais maçônicos como um veículo para lucro pessoal, ou para qualquer outra forma de auto-promoção.

(H)   Atacar a potência ou qualquer outra autoridade maçônica legítima.

2.       Melhores Práticas

Um maçom pode compartilhar publicamente qualquer conteúdo maçônico que contribui para uma imagem pública positiva da maçonaria, como o trabalho de caridade e eventos, boas causas apoiadas por Maçons, e informações sobre a história maçônica.

Canais de mídia social também podem ser usados para compartilhar informações relevantes apenas para os maçons, mas o cuidado deve ser exercido para usar um canal mais restrito, como um grupo fechado ou "secreto" no Facebook. Tópicos que podem ser discutidos aqui incluem:

(A) Discussões sobre alegoria maçônica e simbolismo (desde que não haja menção de quaisquer sinais maçônicos, símbolos, ou palavras).

(B) Informações básicas sobre outras Ordens Maçônicas (desde que não estrague a experiência para aqueles que não são membros).

(C) Visitas as outras Lojas (por exemplo, para uma cerimônia especial).

Ao postar sobre assuntos não-maçônicos, é importante lembrar a aderir as orientações  escritas na seção Embaixador Digital acima.

Conclusões

É muito legal ver um corpo importante como a Grande Loja Unida da Inglaterra tomar esse tipo de atitude, de forma a resguardar a imagem da instituição e evitar conflitos desnecessários. Na hora de postar algo sobre qualquer assunto, eu sempre realizo aquele exercício que já virou “chavão” nas redes sociais. Caso queiram realizar a mesma reflexão antes de publicarem algo, deixo as indagações para vocês também: É verdade? É útil? Vai Ofender Alguém?

Referências:

  • Site Freemasons For Dummies. Disponível em: http://freemasonsfordummies.blogspot.com.br/2016/09/ugle-issues-new-social-media-policy.html?m=1>Acesso em Setembro de 2016.
  • Social Media Policy - Traduzido por Luciano Rodrigues e Rodrigues.

Leia mais: http://maconaria-tupiniquim.webnode.com/news/grande-loja-unida-da-inglaterra-faz-consideracoes-sobre-o-uso-das-midias-sociais-por-macons/

← Voltar para artigos